O melasma é uma dermatose com hiperpigmentação que surge devido ao aumento da produção de melanina, responsável pela coloração da pele.
Essa condição pode se apresentar por meio de manchas acastanhadas ou marrom escuras.
Embora sabemos que o contato direto com o sol, ou seja, sem a proteção do filtro solar e uso de chapéus e bonés, possa piorar essa condição, escurecendo mais ainda as manchas, nem todo mundo sabe a relação que alguns objetos que temos dentro da nossa casa têm com o melasma.
Você sabe quais objetos são esses? Para descobrir, é só continuar lendo:
Primeiramente precisamos considerar que os vidros das janelas não são capazes de bloquear totalmente os raios UVA, o que pode aumentar a incidência de rugas e manchas, mesmo dentro de casa.
Além disso, a luz visível proveniente de objetos, aqueles que produzem luz superficial, como lâmpadas, celulares e telas também age estimulando a produção de melanina, por meio da luz azul. Assim como os objetos que são fontes de calor, como fogão, chapinha e secador, que usamos diariamente.
Segundo um estudo realizado pelo Unilever Research, quatro dias sob efeito da luz azul na pele equivalem a cerca de 20 minutos debaixo do sol do meio-dia, ou seja, o mais forte.
A boa notícia é que conseguimos identificar os objetos que podem colaborar para o aumento e piora do melasma dentro de casa. Por isso é tão importante que, além de evitar usá-los com muita frequência, aplicar também o filtro solar todos os dias e até mesmo dentro de casa.
Você sabia disso?
Compartilhe para que mais pessoas saibam disso!